você conhece os desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um organização internacional presente em 160 países, com mais de 2 mihões de participantes, que desenvolvem atividades relacionadas ao seu crescimento físico, mental e espiritual. Esse blog tem o objetivo de divulgar suas atividades na Região do Cariri - Ceará.

10.11.2007

एस्पेसिअलिदादेस रेस्पोंदिदास ई

ESPECIALIDADE DE ORDEM UNIDA


1. Explicar os 5 objetivos da ordem unida.
Resposta:

1) Proporcionar aos Desbravadores meios de se apresentarem e se deslocarem em perfeita ordem, nas circunstâncias em que se necessitam.

2) Desenvolver o sentimento de coesão e obediência que são fatores preponderantes na formação do Desbravador.

3) Construir uma verdadeira escola de disciplina.

4) Permitir, consequentemente, que o clube apareça em público,
nas paradas, nos simples deslocamentos de serviço, com aspecto enérgico, com orgulho e de qualidade.

5) Demonstrar que as atitudes individuais devem subordinar se à ação do grupo.

2. Definir os seguintes:
a) Formação b) Linha c) fileira
d) Intervalo e) Coluna f) Fila
g) Distância h) Cobertura i) Testa
j) Cadência k) Alinhamento l) Profundidade
m) Homem sol n) Homem base o) Retaguarda
Resposta:

a) Formação É a disposição regular dos elementos de um grupo em linha ou em coluna. A formação pode ser normal ou em massa. Normal, quando o clube está formado conservando as distâncias e os intervalos normais entre os Desbravado-res.

b) Linha É a disposição de um grupo cujos elementos (Desbravadores)
estão dispostos um ao lado do outro.

c) Fileira É a formação em que os Desbravadores estão colocados na mesma linha, um ao lado do outro, tendo todos a frente voltada para o mesmo ponto afastado.

d) Intervalo É o espaço entre dois Desbravadores, colocados
na mesma fileira, ou entre dois clubes vizinhos e contado
em passo ou metros, paralelamente à frente. Entre duas unidades situadas à mesma altura, mede se o intervalo do Desbravador
da esquerda da fração da direita ao Desbravador da direita da fração da esquerda. Entre dois Desbravadores o
intervalo pode ser normal ou reduzido.

e) Coluna E' a disposição de um grupo, cujos elementos estão
um atrás do outro, quaisquer que sejam suas formações e
distâncias.
f) Fila E' a disposição de um grupo de Desbravadores coloca- dos um ao lado do outro, pertencentes a um clube formado em linha em mais de uma fileira. O primeiro Desbravador de cada fila, deve ser o capitão. A fila se diz "quebrada", quando, em relação as outras do mesmo clube, lhe falta um ou mais Desbravador.

g) Distância E' o espaço entre 2 unidades (Desbravadores)
colocados um atrás do outro e voltados para a mesma frente. Entre duas unidades, a distância se mede em metros ou passos contados do último elemento do clube da frente ao primeiro da imediata. Esta regra continua a aplicar se, ainda que a unidade da frente se escalone em frações sucessivas. Entre 2 Desbravadores, a distância de 80 cm. é o espaço compreendido entre ambos na posição de sentido, medido pelo braço esquerdo distendido, pontas dos dedos tocando o ombro (mochila) do companheiro da frente.

h) Cobertura E' a distância de vários Desbravadores, todos com a frente voltada para a mesma direção de modo que um elemento fique exatamente atrás do outro.

i) Testa E' o espaço em largura ocupado por um grupo em linha. E' a fileira bem da frente.

j) Cadência E' o número de passos executados pôr minuto, nas
macas em passo ordinário e acelerado.

k) Alinhamento E' a disposição de vários Desbravadores ou unidades colocados um ao lado do outro sobre uma linha reta, frente voltada para a mesma direção.

l) Profundidade E' o espaço compreendido entre a testa do primeiro e a cauda do último elemento de qualquer formação.

m) Homem Sol E' a pessoa que comanda.

n) Homem da Direita E' o Desbravador pelo qual regula sua marcha, cobertura e alinhamento. Em coluna, o homem da direita é o da testa da coluna base, que é designada segundo as necessidades. Quando não houver especificações, a coluna base será a da direita. Em linha, o homem base é o chefe da fila base, no centro, á esquerda ou á direita, conforme seja determinado.

o) Retaguarda E' o elemento posterior de uma coluna.

3. Explicar as ações em cada um dos seguintes grupos:

a) Sentido, Descansar, A Vontade.
b) Passo ordinário , Passo de estrada, Passo acelerado
c) Continência, Continência em marcha, Olhar a direita(esquerda)
d) Direção à direita, direção à esquerda
A. SENTIDO Nesta posição o Desbravador ficará imóvel e em silêncio, com a frente voltada para a frente. Os calcanhares tão unidos quanto o permita a sua conformação física, as pontas dos pés voltadas para fora de modo que formem um ângulo pouco menor que o reto. O corpo levemente inclinado para frente com o peso distribuído igualmente sobre os calcanhares e as plantas dos pés; os joelhos naturalmente distendidos. O busto aprumado, com o peito saliente, ombro na mesma altura e um pouco para traz, sem esforço. Os braços caídos e ligeiramente curvos, com os cotovelos um pouco para frente e na mesma altura. As mãos espalmadas, de- dos unidos, colocadas na parte exterior das coxas. Cabeça erguida o queixo ligeiramente aproximado do pescoço e o olhar fixo para frente. Ao se tomar a posição "sentido", os calcanhares serão unidos com energia e vivacidade de modo a se ouvir esse contato. O Desbravador tomará a posição de "sentido" ao comando: SENTIDO.

A. DESCANSAR Estando na posição de "sentido", o comando de descansar, o Desbravador levanta o corpo na ponta do pé direito e cai com a planta do pé esquerdo cerca de 30 cm para a esquerda. Simultaneamente a mão esquerda segurará o braço direito pelo pulso, a mão direita aberta colocada às costas, pouco abaixo da cintura. Nesta posição as pernas ficarão naturalmente distendidas e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés, que permanecerão num mesmo alinhamento. Esta é a posição do Desbravador ao entrar em forma, onde permanecerá em silêncio e imóvel. As mulheres, Observar uma abertura menor de pernas.

A. A VONTADE Este comando deverá ser dado, quando os Desbrava- dores estiverem na posição de "Descansar". Achando se os Desbravadores na posição de "Sentido", o primeiro deverá ser dado o comando de "Descansar" e, em seguida, o de "A Vontade". A este comando, o Desbravador manterá o seu lugar, de modo a conservar o alinhamento e a cobertura. Poderá mover o corpo, falar e beber.
Para cessar a situação de "A Vontade", basta que o líder, ou instrutor dê uma voz ou sinal de advertência. Os Desbravadores, então de modo próprio tomarão a posição de "Descansar".

B. PASSO ORDINARIO É o passo com aproximadamente 75 cm de extensão, calculado de um calcanhar a outro, e uma cadência de cerca de 120 passos por minuto. Nesse passo o Desbravador conservará a atitude macial.

B. PASSO DE ESTRADA É um passo sem cadência, em que não há a obrigação de se conservar a mesma atitude dos passos ordinários, e sem cadência devendo, contudo, o Desbravador, ter a preocupação de manter seu lugar em forma e a regularidade da marcha.

B. PASSO ACELERADO É o passo executado com a grandeza de 75 a 80 cm conforme o terreno, e numa cadência de 180 passos por minuto.

C. CONTINENCIA Entre Desbravadores e diretoria utiliza se a saudação de Maranata, que significa: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar. O dedo polegar, ligeiramente dobrado sobre a palma da mão, significa o Desbravador prostrado diante de Deus.
A CONTINENCIA SE DIVIDE EM 3 PARTES:

1) Atitude = Toma se a posição de sentido;
2) Gesto = Eleva se a mão a posição de maranata;
3) Duração = Espaço de tempo que esta permanecerá erguida. (esse tempo deve caracterizar se pela identificação do subordinado, isto é: nome, cargo, unidade ou clube).

C. CONTINENCIA EM MARCHA O grupo em marcha presta continência:
1) Pela continência individual do diretor;
2) executando o movimento correspondente ao comando.

C. OLHAR A DIREITA (esquerda) A execução pelo clube do comando de "olhar a direita" (esquerda), seguirá o seguinte procedimento:
1) O comando de olhar à direita ou esquerda será dado quando o clube assentar o pé esquerdo no solo.
2) O grupo dará um passo com a perna direita e em seguida outro com a perna esquerda, mais enérgico de modo que o calcanhar ao se chocar com o solo, produza um ruído mais forte. simultaneamente o grupo volverá a cabeça enérgica- mente, olhando francamente para o lado indicado e continuará o deslocamento no passo ordinário.
3) Os Desbravadores da primeira fila, assim como os da coluna
do lado para o qual o clube estiver olhando não realizarão o movimento com a cabeça.
4) Para que o clube volte a posição primitiva, será comandado:
"Olhar frente"; o comando será executado de forma semelhante ao prescrito acima, e o clube volverá a cabeça para frente, continuando o seu deslocamento.

D. Direção A DIREITA, ESQUERDDA, EM FRENTE.
1) Durante o deslocamento, para se tomar uma nova direção,
determinada por um ponto de referência, facilmente visível,
comandar se á: direção a tal ponto! marche! ao mesmo tempo
que se indicará com o braço.
2) Faltando o ponto de referência acima mencionado, para se
efetuar uma mudança de direção, dar se á o comando
"direção á direita!" (esquerda), marche! fazendo a indicação com
o braço.
3) O guia (quando em coluna pôr um ) ou a testa do grupo descreverá
um arco de circunferência para a direita ou esquerda até volver a frente para o ponto indicado, ou receber o comando: "em frente! quando seguirá em linha reta, tendo o
cuidado de diminuir a amplitude do passo, para evitar o alongamento da coluna; os outros Desbravadores acompanhar lhe- ano
o movimento e mudarão de direção, no mesmo ponto em que o guia ou a testa fez a mudança.
4) Logo que o clube tenha se deslocado suficiente, para mudar de direção, o guia ou o testa, retomará a amplitude normal do passo ordinário, independente de comando.


4. Efetuar devidamente os seguintes comandos básicos:

A) Sentido B) Descansar C) A vontade
D) Cobrir e Alinhar E) Posição de oração F) Direita volver G) Esquerda volver H) Meia volta volver I) Firme

5. Efetuar devidamente os seguintes comandos em movimento:

A) Marcar passo! B) Ordinário marche!
C) Direção a esquerda, marche! D) Direção direita, marche!
E) Retaguarda, marche! F) Alto.


NAO ESQUEÇA;

* A ordem unida pode ser:

A PÉ FIRME OU EM MOVIMENTO

* Se divide em 3 vozes:

1 VOZ DE ADVERTENCIA
2 VOZ DE COMANDO
3 VOZ DE EXECUÇAO

6. Explicar e demonstrar como usar, hastear e cuidar da bandeira
nacional incluindo a dobra.

Resposta:

Para o Brasil

Neste texto comentamos apenas alguns pontos da legislação, mas para que você use corretamente a bandeira deverá lê la.

A bandeira nacional, nos acampamentos, deve ser hasteada normalmente, às 8:00 da manhã e arriada às 6:00 da tarde. Não é permitido que permaneça hasteada depois desta hora, a não ser que seja convenientemente iluminada. Isto deve ser sempre feito com solenidade (salvo quando houver motivo de força maior) quando hasteada em mastro ou içada em adriça, a bandeira deverá ser levada ao tope, laís ou penol. Se tiver de figurar, juntamente com bandeira de outra nação, você terá de colocá la à mesma altura das outras. Se ela figurar pavilhões ou bandeiras representativas de instituições ou associações, será colocada sempre acima delas. Neste caso, será hasteada em primeiro lugar e arriada em último. Sempre que você for encarregado de icá la, deverá observar o seguinte:
1) Descobrir se e encarar a bandeira com energia e orgulho acompanhando a com o olhar.
2) Desdobrá la ou dobrá la, cuidadosamente, evitando que toque ao solo.
3) Icá la ou arriá la, lentamente, de modo que só atopete ou arrie definitivamente, ao mesmo tempo que termine o hino nacional ou a marcha tocada (se for o caso). Em caso contrário a operação poderá ser mais rápida.
4) Em todas as atividades, reuniões, acampamentos, solenidades é costume hastear a bandeira nacional.


HASTEAMENTO

Antes de começar uma reunião ou uma atividade, a bandeira
é preparada para ser hasteada por 2 Desbravadores designados e preparados com antecedência.
Para se prender a adriça à bandeira, usa se o nó escota. Tome cuidado para que a parte de cima da bandeira seja presa à
adriça que irá suspendê la. Enquanto um Desbravador amarra, o outro evita que a bandeira toque ao solo.
Com a bandeira já preparada para ser içada ou arriada, o oficial de dia coloca o clube em forma por unidades, recebendo a apresentação de cada uma feita pelo capitão da unidade. É feito então o hasteamento ou arriamento.
Dentro de um salão, a bandeira sempre fica do lado
direito do púlpito ou pregador. Ao ser dobrada, a esfera azul e as palavras "Ordem e Progresso", ficam sempre para cima.
A especialidade de Cidadania Cristã, requisitos 1,2,3, tem maiores informações.





Material preparado por:

Ivay P. Araújo e Angela Henrique.

IAENE 1997.















ESPECIALIDADE DE ORDEM UNIDA


1. Explicar os 5 objetivos da ordem unida.
Resposta:

1) Proporcionar aos Desbravadores meios de se apresentarem e se deslocarem em perfeita ordem, nas circunstâncias em que se necessitam.

2) Desenvolver o sentimento de coesão e obediência que são fatores preponderantes na formação do Desbravador.

3) Construir uma verdadeira escola de disciplina.

4) Permitir, consequentemente, que o clube apareça em público,
nas paradas, nos simples deslocamentos de serviço, com aspecto enérgico, com orgulho e de qualidade.

5) Demonstrar que as atitudes individuais devem subordinar se à ação do grupo.

2. Definir os seguintes:
a) Formação b) Linha c) fileira
d) Intervalo e) Coluna f) Fila
g) Distância h) Cobertura i) Testa
j) Cadência k) Alinhamento l) Profundidade
m) Homem sol n) Homem base o) Retaguarda
Resposta:

a) Formação É a disposição regular dos elementos de um grupo em linha ou em coluna. A formação pode ser normal ou em massa. Normal, quando o clube está formado conservando as distâncias e os intervalos normais entre os Desbravado-res.

b) Linha É a disposição de um grupo cujos elementos (Desbravadores)
estão dispostos um ao lado do outro.

c) Fileira É a formação em que os Desbravadores estão colocados na mesma linha, um ao lado do outro, tendo todos a frente voltada para o mesmo ponto afastado.

d) Intervalo É o espaço entre dois Desbravadores, colocados
na mesma fileira, ou entre dois clubes vizinhos e contado
em passo ou metros, paralelamente à frente. Entre duas unidades situadas à mesma altura, mede se o intervalo do Desbravador
da esquerda da fração da direita ao Desbravador da direita da fração da esquerda. Entre dois Desbravadores o
intervalo pode ser normal ou reduzido.

e) Coluna E' a disposição de um grupo, cujos elementos estão
um atrás do outro, quaisquer que sejam suas formações e
distâncias.
f) Fila E' a disposição de um grupo de Desbravadores coloca- dos um ao lado do outro, pertencentes a um clube formado em linha em mais de uma fileira. O primeiro Desbravador de cada fila, deve ser o capitão. A fila se diz "quebrada", quando, em relação as outras do mesmo clube, lhe falta um ou mais Desbravador.

g) Distância E' o espaço entre 2 unidades (Desbravadores)
colocados um atrás do outro e voltados para a mesma frente. Entre duas unidades, a distância se mede em metros ou passos contados do último elemento do clube da frente ao primeiro da imediata. Esta regra continua a aplicar se, ainda que a unidade da frente se escalone em frações sucessivas. Entre 2 Desbravadores, a distância de 80 cm. é o espaço compreendido entre ambos na posição de sentido, medido pelo braço esquerdo distendido, pontas dos dedos tocando o ombro (mochila) do companheiro da frente.

h) Cobertura E' a distância de vários Desbravadores, todos com a frente voltada para a mesma direção de modo que um elemento fique exatamente atrás do outro.

i) Testa E' o espaço em largura ocupado por um grupo em linha. E' a fileira bem da frente.

j) Cadência E' o número de passos executados pôr minuto, nas
macas em passo ordinário e acelerado.

k) Alinhamento E' a disposição de vários Desbravadores ou unidades colocados um ao lado do outro sobre uma linha reta, frente voltada para a mesma direção.

l) Profundidade E' o espaço compreendido entre a testa do primeiro e a cauda do último elemento de qualquer formação.

m) Homem Sol E' a pessoa que comanda.

n) Homem da Direita E' o Desbravador pelo qual regula sua marcha, cobertura e alinhamento. Em coluna, o homem da direita é o da testa da coluna base, que é designada segundo as necessidades. Quando não houver especificações, a coluna base será a da direita. Em linha, o homem base é o chefe da fila base, no centro, á esquerda ou á direita, conforme seja determinado.

o) Retaguarda E' o elemento posterior de uma coluna.

3. Explicar as ações em cada um dos seguintes grupos:

a) Sentido, Descansar, A Vontade.
b) Passo ordinário , Passo de estrada, Passo acelerado
c) Continência, Continência em marcha, Olhar a direita(esquerda)
d) Direção à direita, direção à esquerda
A. SENTIDO Nesta posição o Desbravador ficará imóvel e em silêncio, com a frente voltada para a frente. Os calcanhares tão unidos quanto o permita a sua conformação física, as pontas dos pés voltadas para fora de modo que formem um ângulo pouco menor que o reto. O corpo levemente inclinado para frente com o peso distribuído igualmente sobre os calcanhares e as plantas dos pés; os joelhos naturalmente distendidos. O busto aprumado, com o peito saliente, ombro na mesma altura e um pouco para traz, sem esforço. Os braços caídos e ligeiramente curvos, com os cotovelos um pouco para frente e na mesma altura. As mãos espalmadas, de- dos unidos, colocadas na parte exterior das coxas. Cabeça erguida o queixo ligeiramente aproximado do pescoço e o olhar fixo para frente. Ao se tomar a posição "sentido", os calcanhares serão unidos com energia e vivacidade de modo a se ouvir esse contato. O Desbravador tomará a posição de "sentido" ao comando: SENTIDO.

A. DESCANSAR Estando na posição de "sentido", o comando de descansar, o Desbravador levanta o corpo na ponta do pé direito e cai com a planta do pé esquerdo cerca de 30 cm para a esquerda. Simultaneamente a mão esquerda segurará o braço direito pelo pulso, a mão direita aberta colocada às costas, pouco abaixo da cintura. Nesta posição as pernas ficarão naturalmente distendidas e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés, que permanecerão num mesmo alinhamento. Esta é a posição do Desbravador ao entrar em forma, onde permanecerá em silêncio e imóvel. As mulheres, Observar uma abertura menor de pernas.

A. A VONTADE Este comando deverá ser dado, quando os Desbrava- dores estiverem na posição de "Descansar". Achando se os Desbravadores na posição de "Sentido", o primeiro deverá ser dado o comando de "Descansar" e, em seguida, o de "A Vontade". A este comando, o Desbravador manterá o seu lugar, de modo a conservar o alinhamento e a cobertura. Poderá mover o corpo, falar e beber.
Para cessar a situação de "A Vontade", basta que o líder, ou instrutor dê uma voz ou sinal de advertência. Os Desbravadores, então de modo próprio tomarão a posição de "Descansar".

B. PASSO ORDINARIO É o passo com aproximadamente 75 cm de extensão, calculado de um calcanhar a outro, e uma cadência de cerca de 120 passos por minuto. Nesse passo o Desbravador conservará a atitude macial.

B. PASSO DE ESTRADA É um passo sem cadência, em que não há a obrigação de se conservar a mesma atitude dos passos ordinários, e sem cadência devendo, contudo, o Desbravador, ter a preocupação de manter seu lugar em forma e a regularidade da marcha.

B. PASSO ACELERADO É o passo executado com a grandeza de 75 a 80 cm conforme o terreno, e numa cadência de 180 passos por minuto.

C. CONTINENCIA Entre Desbravadores e diretoria utiliza se a saudação de Maranata, que significa: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar. O dedo polegar, ligeiramente dobrado sobre a palma da mão, significa o Desbravador prostrado diante de Deus.
A CONTINENCIA SE DIVIDE EM 3 PARTES:

1) Atitude = Toma se a posição de sentido;
2) Gesto = Eleva se a mão a posição de maranata;
3) Duração = Espaço de tempo que esta permanecerá erguida. (esse tempo deve caracterizar se pela identificação do subordinado, isto é: nome, cargo, unidade ou clube).

C. CONTINENCIA EM MARCHA O grupo em marcha presta continência:
1) Pela continência individual do diretor;
2) executando o movimento correspondente ao comando.

C. OLHAR A DIREITA (esquerda) A execução pelo clube do comando de "olhar a direita" (esquerda), seguirá o seguinte procedimento:
1) O comando de olhar à direita ou esquerda será dado quando o clube assentar o pé esquerdo no solo.
2) O grupo dará um passo com a perna direita e em seguida outro com a perna esquerda, mais enérgico de modo que o calcanhar ao se chocar com o solo, produza um ruído mais forte. simultaneamente o grupo volverá a cabeça enérgica- mente, olhando francamente para o lado indicado e continuará o deslocamento no passo ordinário.
3) Os Desbravadores da primeira fila, assim como os da coluna
do lado para o qual o clube estiver olhando não realizarão o movimento com a cabeça.
4) Para que o clube volte a posição primitiva, será comandado:
"Olhar frente"; o comando será executado de forma semelhante ao prescrito acima, e o clube volverá a cabeça para frente, continuando o seu deslocamento.

D. Direção A DIREITA, ESQUERDDA, EM FRENTE.
1) Durante o deslocamento, para se tomar uma nova direção,
determinada por um ponto de referência, facilmente visível,
comandar se á: direção a tal ponto! marche! ao mesmo tempo
que se indicará com o braço.
2) Faltando o ponto de referência acima mencionado, para se
efetuar uma mudança de direção, dar se á o comando
"direção á direita!" (esquerda), marche! fazendo a indicação com
o braço.
3) O guia (quando em coluna pôr um ) ou a testa do grupo descreverá
um arco de circunferência para a direita ou esquerda até volver a frente para o ponto indicado, ou receber o comando: "em frente! quando seguirá em linha reta, tendo o
cuidado de diminuir a amplitude do passo, para evitar o alongamento da coluna; os outros Desbravadores acompanhar lhe- ano
o movimento e mudarão de direção, no mesmo ponto em que o guia ou a testa fez a mudança.
4) Logo que o clube tenha se deslocado suficiente, para mudar de direção, o guia ou o testa, retomará a amplitude normal do passo ordinário, independente de comando.


4. Efetuar devidamente os seguintes comandos básicos:

A) Sentido B) Descansar C) A vontade
D) Cobrir e Alinhar E) Posição de oração F) Direita volver G) Esquerda volver H) Meia volta volver I) Firme

5. Efetuar devidamente os seguintes comandos em movimento:

A) Marcar passo! B) Ordinário marche!
C) Direção a esquerda, marche! D) Direção direita, marche!
E) Retaguarda, marche! F) Alto.


NAO ESQUEÇA;

* A ordem unida pode ser:

A PÉ FIRME OU EM MOVIMENTO

* Se divide em 3 vozes:

1 VOZ DE ADVERTENCIA
2 VOZ DE COMANDO
3 VOZ DE EXECUÇAO

6. Explicar e demonstrar como usar, hastear e cuidar da bandeira
nacional incluindo a dobra.

Resposta:

Para o Brasil

Neste texto comentamos apenas alguns pontos da legislação, mas para que você use corretamente a bandeira deverá lê la.

A bandeira nacional, nos acampamentos, deve ser hasteada normalmente, às 8:00 da manhã e arriada às 6:00 da tarde. Não é permitido que permaneça hasteada depois desta hora, a não ser que seja convenientemente iluminada. Isto deve ser sempre feito com solenidade (salvo quando houver motivo de força maior) quando hasteada em mastro ou içada em adriça, a bandeira deverá ser levada ao tope, laís ou penol. Se tiver de figurar, juntamente com bandeira de outra nação, você terá de colocá la à mesma altura das outras. Se ela figurar pavilhões ou bandeiras representativas de instituições ou associações, será colocada sempre acima delas. Neste caso, será hasteada em primeiro lugar e arriada em último. Sempre que você for encarregado de icá la, deverá observar o seguinte:
1) Descobrir se e encarar a bandeira com energia e orgulho acompanhando a com o olhar.
2) Desdobrá la ou dobrá la, cuidadosamente, evitando que toque ao solo.
3) Icá la ou arriá la, lentamente, de modo que só atopete ou arrie definitivamente, ao mesmo tempo que termine o hino nacional ou a marcha tocada (se for o caso). Em caso contrário a operação poderá ser mais rápida.
4) Em todas as atividades, reuniões, acampamentos, solenidades é costume hastear a bandeira nacional.


HASTEAMENTO

Antes de começar uma reunião ou uma atividade, a bandeira
é preparada para ser hasteada por 2 Desbravadores designados e preparados com antecedência.
Para se prender a adriça à bandeira, usa se o nó escota. Tome cuidado para que a parte de cima da bandeira seja presa à
adriça que irá suspendê la. Enquanto um Desbravador amarra, o outro evita que a bandeira toque ao solo.
Com a bandeira já preparada para ser içada ou arriada, o oficial de dia coloca o clube em forma por unidades, recebendo a apresentação de cada uma feita pelo capitão da unidade. É feito então o hasteamento ou arriamento.
Dentro de um salão, a bandeira sempre fica do lado
direito do púlpito ou pregador. Ao ser dobrada, a esfera azul e as palavras "Ordem e Progresso", ficam sempre para cima.
A especialidade de Cidadania Cristã, requisitos 1,2,3, tem maiores informações.





Material preparado por:

Ivay P. Araújo e Angela Henrique.

IAENE 1997.

ORIENTAÇÃO COM BUSSOLA

Prov. 14:12


Noções básicas de orientação com o uso da bússola e métodos expeditos.


ORIENTAÇÃO: É o processo pelo qual identificamos pontos no terreno.

BUSSOLA: É o instrumento com o qual trabalhamos e nos orientamos no
deslocamento no terreno.


TERMINOLOGIA CONSTANTE DA BUSSOLA


Na orientação existem alguns termos que devemos conhecer. Vejamos:

a) NORTE MAGNÉTICO (NM) - É a direção para onde todas as agulhas
imantadas (independentes de país) apontam, que fica direcionada para a ilha
Príncipe de Gales, no Canadá, devido a grande quantidade de minérios
existente lá, "montanhas magnéticas".

b) NORTE Geográfico (NG) - Refere-se ao polo norte do planeta, não
sendo utilizado em orientação de campanha.

c) NORTE DA QUADDR+CULA (NQ) - é um norte fictício, ou seja, que se encontra na carta ou mapa topográfico.

d) CARTA - pode ser geográfica (estados/países), topográficas e outras. No caso da orientação proposta nesta instrução, a mais utilizada é a topográfica.
Na carta topográfica é nos apresentada a situação geral do terreno, tais como: relevos, lagoas, pântanos, etc. Apresentadas também as construções tais como: pontes, prédios, ferrovias, etc. Todas elas em forma de símbolos topográficos.

e) AZIMUTE MAGNÉTICO (AZM) - é a direção em graus indicando um ponto de referência e respectiva distância.

f) CONTRA AZIMUTE - é a distância em graus oposta ao AZM.

Como calcular o contra azimute?
Se você encontrou o AZM de um ponto, seguiu em sua direção e gostaria de saber qual era o seu ponto inicial (PI) some ou diminua 180 dependendo do grau tomado no PI. Se o grau do PI foi menos que 180,vo-
cê soma 180, se for maior ou igual, você diminui 180.

Ex. Dado o AZM de 240 graus, qual será o contra azimute?
240 - 180 = 60 graus.

# Quando você se encontrar diante de uma situação que exija a
orientação por bússola ou métodos expedidos, faça 3 perguntas básicas;

- Onde estou? Para onde vou? Por onde vou?

# Depois de responder estas perguntas, você precisa usar os meios
diversos de orientação segundo a sua necessidade diante da disponibilidade
de recursos. Vamos lá então!

1. Conhecer a "ROSA DOS VENTOS"

360 o 0

N

||
||
|| Pontos cardeais:
315 || 45 NORTE,SUL,LESTE e OESTE
No || Ne
||
||
270 O ||||||||||||||||||||||||| E 90 Pontos Colaterais:
||
|| NORDESTE, SUDESTE, SUDO- So || Se ESTE e NOROESTE
225 || 135
||
|| Pontos Bi-Colaterais:
|| Nne, Ene, Nno, Ono.
|| Sse, Ese, Sso, Oso.

S

180



Para que possamos seguir uma rota preestabelecida em orientação
de campanha é necessário termos:


a) HOMEM-BUSSOLA - É aquele que faz o manejo da bússola (AZM)


b) HOMEM-PONTA - É aquele que servirá de ponto de referência
para o homem-bússola e o homem-passo.


c) HOMEM-PASSO - É aquele que percorrerá a distância preestabelecida
em passos aferidos ou outro processo.





2. MÉTODOS EXPEDITOS (ORIENTAÇ|O SEM BUSSOLA)

a) CRUZEIRO DO SUL - Calcule apartir do braço maior da cruz do cruzeiro do sul. Mede-se quatro vezes e meio, traçando uma linha na perpendicular para baixo (para o solo). Ali será o sul aproximadamente.


* *

*
*

*







*






.
.
------------
.
.
------------
.
. --------- !
!
!
!
!
----------------------------
b) SOL - Observa-se o nascer ou pôr-do-sol, abra os braços
apontando o braço direito para o nascer do sol (leste) então você
terá á sua frente o norte, á retaguarda o sul e á sua esquerda o oeste.


c) MOSTRADOR DO RELαGIO - Aponta-se o 12 do mostrador para o sol e traça-se uma bissetriz entre o ponteiro das horas e o do mostra-
dor: ali será o norte.


PARA N|O SE PEDER


Todo Desbravador, como bom observador, deve, ao se lançar numa
trilha desconhecida, utilizar um método conhecido como Amarrar o terre-
no. Consta em tomar pontos de referências para facilitar o terreno. Use
pontos fixos e facilmente identificáveis. Lembre-se de verificar uma posição em relação aos pontos cardeais. O retorno deve ser em posição
contrária ao ponto de partida.

N|O SE PERCA, MAS SE ISSO ACONTECER:

1. Não se desespere, Deus sabe onde você está.
2. Ore, Ore, Ore.
3. Procure pontos familiares. Lembre-se que quando se sobe a paisagem
muda.
4. Faça uma fogueira e sinais de fumaça com galhos verdes.
5. Mantenha a mente clara. A perda de controle é pior que a falta de
comida ou agasalho.
6. Se perceber que está próximo de alguém, suba em uma árvore, grite ou
assobie e procure ouvir a resposta.
7. Se estiver ferido, procure medicar-se e ficar numa clareira. Se ti-
ver que passar a noite, deixe a fogueira acesa. Ela manterá você
aquecido e afugentará insetos.
8. Se resolver andar, marque os lugares que passou. A tendência do ser
humano é desviar-se imperceptivelmente para a direita e andar em
círculos.
9. procure um riacho e siga seu leito. Provavelmente encontrará civilização
.
10. Alimente-se e descanse. Todos os frutos silvestres picados por
pássaros podem ser comidos. As aves possuem o instinto natural
que não as deixa comer frutos venenosos.
Folhas também podem ser comidas, exceto as do grupo LAP:
L jeitosas
A margas P eludas
Todas as plantas da família das gramíneas são comestíveis. Ex. bulbo
de arroz, trigo, cevada, broto de bambu, tábua, grama, capim etc.
Lembre-se: gosto só existe na boca: passou da garganta tudo tem o
mesmo gosto.
11. Conheça e se especialize em algum método de fazer fogo sem fósforo.
12. | noite, abrigue-se dos animais e répteis.
13. Lembre-se da sigla ESAON:
a) Estacione. Descanse.
b) Alimente-se.
c) Oriente-se: Ore. Lembre-se os ventos sempre vêem da banda dos
rios e mares. Soltando areia com a ponta dos dedos sabe-se
de onde estão vindo o ventos.
d) Navegue, ou seja, se estiver em condições físicas, ponha o pé na estrada!



Gentileza: Ivay Araújo.

Sem comentários: